App Reviews #01 – Sonic The Hedgehog

Eu não prometi dar partida nas análises de aplicativos e jogos da App Store? Pois então, me indaguei, qual seria a melhor opção para começar?

A pergunta foi rapidamente respondida. Yep, o nostálgico Sonic The Hedgehog, lançado para Megadrive em 1991, tem sua fiel versão na lojinha virtual da Apple.
Com todos os clássicos estágios e inimigos, o ouriço azul se torna um must have de destaque entre os outros grandiosos jogos de nome disponíveis para download.

Veremos, adiante, a análise da adaptação e jogabilidade, quando comparados com o gameplay típica do console da SEGA. Deixe de enrolação e clique no link aí de baixo!

Por onde começar? Ah claro.

A SEGA é uma das empresas que, inevitavelmente, causam impacto quando lançam novos títulos para algum meio comercial de gadgets. No iPhone não foi diferente. Assim que adquiri o celular da mais alta tecnologia do Mr. Jobs, já comecei a fuçar pela iTunes Store em busca de games que saciassem meu desejo de entretenimento portátil.
A primeira tentativa foi frustrada – digitei, esperançoso, “Mario” na caixa de pesquisa, mas tudo que achei foram detonados de títulos homônimos de Nintendo Wii. Porém, essa vontade foi logo chutada para trás, especificamente falando, quando descobri Megaman e, horas depois, o rival do saltitante italiano: Sonic, The Hedgehog. Ainda aguardo o lançamento de Mario para o iPhone & iPod Touch. I BELIVE.

Apesar de ficar me mordendo por um tempo, acabei deixando a idéia de lado e, assim, logo me esqueci do jogo. Pórem, dois dias atrás, eu estava lendo um post do Kid, no qual ele citava/aconselhava a torrar meus poucos dólares em alguns games essenciais para se ter uma boa experiência gamística com o mais cobiçado aparelho tecnológico do mercado.
Nessa lista, estava a adaptação de Sonic. Não demorou mais de cinco segundos até que uma videoreview pesquisada no Youtube estivesse rolando na aba ao lado.
Ao ver os primeiros movimentos do ouriço naquela tela de 320X480 pixels, nem hesitei. A emoção de rever um mamíforo insetívoro realizando um looping à velocidade mínima da raíz de sua massa multiplicada pela gravidade do planeta foi quase surreal. Que enrolação. Foi basicamente foda.


A ansiedade ia aumentando gradativamente enquanto o iTunes sincronizava a obra. Alguns segundos depois, pude testar a jogabilidade e a adaptação em geral; posso afirmar, à priori, que não deixa nada a desejar.

A jogabilidade foi transmutada sem dificuldades para a interface de toque do iPhone. Embora simples, os comandos do jogo satisfazem o jogador e não trazem dificuldades at all. Minha habilidade no jogo não sofre influência na troca de plataformas, ou seja: Uma excelente adaptação dos controles. O aplicativo também disponibiliza uma outra tela em jogo para agradar gregos e troianos.

However, encontrei um problema bastante desagrdável. A fidelidade extrema ao clássico trouxe à tona uma velha reclamação: O ouriço só possui três vidas e, quem se lembra bem, se você as perde, game over. Voltará o jogo desde a primeira zona; não interessando em qual área você já estivesse.
Eu entendo a questão da adaptação perfeita, porém, estamos à 20 anos de distância do lançamento do jogo. Não há essa necessidade. Por que não fazer a opção de continuar na mesma zona para os jogadores mais casuais?
Falha prática. It Happens; mas não afeta sua qualidade. Ao menos, não para os gamers hardcore.

PORÉM, temos aqui um grave defeito.

A besteira no lançamento foi da própria SEGA. A awesomeness do jogo não está num trabalho de programação e idealização exclusiva do iPhone, o que, à grosso modo, significaria que o único trabalho da desenvolvedora do projeto foi adequá-lo para uma outra estação de gameplay.
E isso, pela lógica, nos leva a óbvia conclusão de que seu preço é extremamente abusivo para um gamer casual ou não-old-school. U$: 5,99 não é um preço justo para todos os clientes da Apple que buscam uma experiência variada de joguetes para iThings em geral. Na minha modesta opinião, um preço viável seria U$ 2,99. [ ProTip ] Digite na caixa de pesquisa da iTunes Store “BargainBin“, baixe-o(gratuito, don’t worry) e marque para o aplicativo lhe avisar quando o preço do Sonic – e de outros jogos de interesse! –  baixar à um valor que você esteja disposto a pagar! Não disponibilizei o download pois ele não é encontrado no site da Apple – ela definitivamente não quer que você tenha esse aplicativo.

Agora, se você for um digníssimo nerd com uma quantia considerável de dinheiro para gastar a vontade, NÃO FAÇA O OURIÇO ESPERAR!


Com o mínimo de nostalgia e amor aos games dinâmicos de side-rolling, não existem mais dúvidas.
Clica aqui e clica com fé. Depois disso, aproveite suas horas na privada correndo maratonas alopradas em busca do Dr.Willy.

Eu tenho Sonic no meu bolso, e você?

Anúncios

Uma resposta

  1. […] O iPhone é um gadget que pode competir com um PSP ou um DS no mercado de games? Eu já fiz a review de Sonic, The Hedgehog para o celular da Apple e, agora, deixarei os screenshots do meu celular falarem por mim neste […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: